Governo do Estado Inicia Projeto de Reconstrução do Santuário do Morro da Conceição

Nesta quinta-feira (12), o governo do Estado de Pernambuco recebeu da Arquidiocese de Olinda e Recife a área do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, agora livre de entulhos. A área foi liberada duas semanas após o desabamento do teto, que resultou em duas mortes.

Com a limpeza concluída, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), a Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Defesa Civil iniciam a fase de projeto para a reconstrução do telhado. A meta é concluir a obra a tempo para a festa de 8 de dezembro.

O governo estadual financiará o projeto arquitetônico e firmará um termo de fomento com a arquidiocese, que usará os recursos para contratar a empresa responsável pela obra. A Defesa Civil já isolou a área da nave da igreja e liberou o acesso à Santa, Velário e capela lateral.

Técnicos da Seduh, Sepe e Fundarpe estão trabalhando no projeto do novo telhado, incluindo a reconfiguração das placas solares conforme os padrões de construção de edificações religiosas. O termo de fomento será assinado após a definição do valor necessário para a execução.

“O governo estadual disponibilizará sua expertise em engenharia para garantir a entrega da obra no menor prazo possível”, afirmou Francisco Sena, secretário executivo de Desenvolvimento Urbano do Estado. A Defesa Civil do Recife foi responsável pela remoção dos entulhos após o acidente do dia 30 de agosto.

Com informações e fotografias da Assessoria

Precisa de ajuda?