
Nesta quarta-feira (18), durante a Audiência Geral realizada na Sala Paulo VI, o Papa Francisco fez um novo apelo pela paz, pedindo orações pelo fim dos conflitos em diferentes partes do mundo. Ao saudar peregrinos e fiéis italianos, o pontífice afirmou:
“Não nos esqueçamos das pessoas que sofrem com a guerra: Palestina, Israel, Ucrânia, Mianmar e todos aqueles que vivem sob os horrores do conflito. A guerra é sempre uma derrota, sempre! Peçamos ao príncipe da paz, o Senhor, que nos conceda a graça da paz no mundo.”
Reflexão sobre o Natal e a espiritualidade do presépio
Com a proximidade do Natal, o Papa também convidou os fiéis a refletirem sobre a importância do presépio como símbolo da espiritualidade cristã. Ele destacou:
“O presépio é um elemento essencial de nossa cultura e fé. Ele nos lembra que Jesus veio habitar entre nós. Espero que todos tenham um presépio em casa para celebrar a verdadeira essência do Natal.”
Mensagem aos poloneses e fiéis de outras línguas
Dirigindo-se aos peregrinos poloneses, Francisco mencionou a tradição de partir o “opłatek”, o pão de Natal, durante a ceia natalina. Ele encorajou o gesto como um símbolo de caridade e perdão. “Que esse ato seja expressão de um coração aberto a todos, especialmente aos pobres, aos que estão sozinhos e às vítimas de tragédias, como os irmãos e irmãs da martirizada Ucrânia.”
Aos fiéis de língua francesa, o pontífice destacou o fervor das comunidades na Córsega, onde esteve recentemente, e lamentou o impacto de um ciclone em Maiote. Ele pediu orações pelas vítimas e conforto para as famílias afetadas.
Ensinamentos aos fiéis de língua portuguesa
Francisco também dirigiu palavras especiais aos fiéis de língua portuguesa, enfatizando a importância dos idosos na sociedade e durante as celebrações natalinas.
“A genealogia de Jesus nos faz recordar nossos antepassados, nossos avós. Eles são um dom de Deus que devemos valorizar e cuidar. Não deixemos que estejam sozinhos durante as festividades do Natal. Que Nossa Senhora e São José os protejam!”
Com sua mensagem, o Papa Francisco reforçou o espírito de solidariedade, reflexão e esperança que deve marcar o período natalino, renovando sua missão de promover a paz em um mundo marcado por desafios e conflitos.