Mercados Públicos do Recife terão vacinação contra a gripe durante o feriadão

A Prefeitura do Recife promove ação especial de vacinação contra a gripe nos Mercados Públicos da Encruzilhada, Casa Amarela e Nova Descoberta nesta quinta-feira (17). O objetivo é ampliar o acesso ao imunizante durante o feriadão da Semana Santa. A campanha beneficiará grupos prioritários, e o atendimento irá até o sábado (19).

A ação visa o aproveitamento dos locais de grande circulação para facilitar o alcance da campanha, explica Gabriel Leitão, diretor-presidente da Conviva Mercados e Feiras, “Nos mobilizamos para que essa ação chegasse aos mercados públicos, locais de grande circulação e parte importante da vida cotidiana da cidade. A vacina é segura e fundamental para prevenir complicações causadas pelo vírus da Influenza, especialmente entre os grupos mais vulneráveis”.

A vacina estará disponível para crianças de seis meses a menores de seis anos, professores, caminhoneiros, puérperas, carteiros, povos indígenas, população privada de liberdade, trabalhadores da saúde, profissionais das Forças Armadas, de segurança e salvamento, gestantes, funcionários do sistema prisional, trabalhadores de transporte coletivo, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, portuários, quilombolas, pessoas em situação de rua e idosos.

Confira os locais e horários da campanha:

Mercado da Encruzilhada: dias 18 e 19/04, das 8h às 17h.

Mercado de Casa Amarela: dia 17/04, das 9h às 16h;

Mercado de Nova Descoberta: dias 17 e 18/04, das 8h às 16h;

A Secretaria de Saúde informa que é necessária a apresentação de documento de identificação, CPF ou Cartão SUS, e se possível, apresentar também a carteira de vacinação. Já para os profissionais de saúde, é necessário apresentar comprovante de vínculo com a instituição, como crachá ou carteira de trabalho.

A dose da vacina varia para alguns grupos, como para os idosos, profissionais da saúde e gestantes, a dose é única. Já para crianças de seis meses a menores de seis anos, podem ser necessárias duas doses, vai depender do histórico de vacinação anterior. Para as crianças nessa faixa etária que já foram imunizadas, será necessária apenas uma aplicação.

Texto: Débora Ferreira

Precisa de ajuda?