O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, em projeto de lei de autoria do deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE). O projeto foi aprovado pelo Senado Federal e segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O espetáculo é exibido toda Semana Santa, desde 1968, na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no distrito de Fazenda Nova, que fica no município de Brejo da Madre de Deus (PE). Segundo o deputado Felipe Carreras, o reconhecimento é uma conquista histórica “A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é um patrimônio do nosso povo. Mais do que um espetáculo, ela representa fé, tradição e identidade. Essa conquista é de todo o povo pernambucano”.
Se sancionado pelo presidente, o espetáculo passará a integrar oficialmente o conjunto de bem imateriais que são protegidos pelo estado brasileiro, garantindo valor cultural, maior visibilidade e a poio à sua continuidade ao passar dos anos. O Senador Humberto Costa destacou o valor cultural da peça e o presidente da Sociedade Teatral, Robinson Pacheco, celebrou o reconhecimento do legado de seus idealizadores.