A incontinência urinária é um problema de saúde que afeta pessoas de todas as idades. Ela se caracteriza pela perda involuntária de urina, o que pode ocorrer em diferentes situações e graus de gravidade. Existem vários tipos de incontinência urinária, sendo os principais:
- Incontinência de esforço: A perda de urina ocorre durante atividades que aumentam a pressão abdominal, como tossir, espirrar, rir, levantar objetos pesados ou fazer exercícios físicos.
- Incontinência de urgência: Caracteriza-se pela necessidade súbita e forte de urinar, muitas vezes acompanhada pela incapacidade de controlar. Isso pode resultar em perda de urina antes de chegar ao banheiro.
- Incontinência mista: É chamado de incontinência urinária mista, em casos onde algumas pessoas podem sofrer de uma combinação de incontinência de esforço e de urgência.
- Incontinência por transbordamento: A bexiga não se esvazia completamente, levando a um transbordamento constante de urina. Isso pode ocorrer devido a obstruções no trato urinário, como um aumento da próstata em homens.
- Incontinência funcional: É mais comum em idosos e ocorre quando uma pessoa é incapaz de chegar ao banheiro a tempo devido a limitações físicas, cognitivas ou outras condições médicas.
Pode ser causada por diversas razões, incluindo fraqueza dos músculos do assoalho pélvico, gravidez e parto, envelhecimento, obesidade, doenças neurológicas, infecções urinárias, efeito colateral de medicamentos, entre outras. O tratamento da incontinência urinária depende do tipo e da causa, podendo incluir:
- Fisioterapia para fortalecer os músculos do assoalho pélvico.
- Medicamentos para reduzir a hiperatividade da bexiga.
- Dispositivos médicos, como cateteres ou dispositivos de coleta de urina.
- Cirurgia em casos mais graves ou quando outras opções de tratamento não são eficazes.
Entrevista com o Dr. Felipe Dubourcq
Na entrevista, o Dr. Felipe Dubourcq citou que para prevenir a incontinência o indicado é não fumar, ter o peso ideal, uma dieta equilibrada, evitar determinados exageros como a cafeína, entre outros.
Acompanhe a entrevista completa do programa Saúde em dia que está disponível no Youtube: OLINDA TODO DIA – IVANILDO SILVA E GABRIEL CORREIA AO VIVO 07/11/2023