Missa do Crisma reúne clero na Catedral da Sé, em Olinda

No dia do Sacerdócio Ministerial, celebrado hoje (28) pela manhã, cerca de 230 padres saíram em procissão da capela de Nossa Senhora da Graça, no Seminário de Olinda, até a igreja catedral do Santíssimo Salvador. Eles vieram das 150 paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife, e também de comunidades de conventos, santuários e basílicas, para celebrar a unidade da Igreja. Do cortejo participaram ainda 40 diáconos, além de seminaristas dos seminários de Olinda e Igarassu.

A Missa do Crisma, também chamada de Missa dos Santos Óleos ou da Unidade, foi presidida pelo arcebispo Dom Paulo Jackson, que vive a Semana Santa pela primeira vez como arcebispo de Olinda e Recife, já que tomou posse em agosto do ano passado. Dom Paulo dividiu o presbitério com os vigários gerais e episcopais da Arquidiocese. Outros bispos também participaram, como o arcebispo emérito dom Fernando Saburido; o arcebispo emérito de Vitória da Conquista (BA), dom Luís Pepeu; o bispo emérito de Porto Nacional (TO), dom Romualdo Matias; e dom Luís Pedro, abade do Mosteiro de São Bento. Diáconos, seminaristas e fiéis leigos também participaram da celebração, marcada pela renovação das promessas sacerdotais e pela bênção e consagração dos óleos.

A celebração na Sé precede o tríduo pascal. Dom Paulo Jackson lembrou a importância de o cristão viver a Semana Santa piedosamente, participando das programações na catedral ou em suas paróquias. “Hoje, aqui na Sé, há uma representação de cada paróquia, de cada Vicariato da Arquidiocese para demonstrar, visivelmente, a unidade de todos nós. O Tríduo pascal é um momento grande e alto de nossa fé e eu me sinto muito feliz porque é a primeira vez que eu celebro, como arcebispo de Olinda e Recife, os mistérios maiores de nossa fé”, disse o arcebispo.

Na missa desta quinta-feira, foram abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos, e foi consagrado o óleo do Crisma, para os sacramentos da Igreja. Nos vasos de metal e de vidro, estavam cem litros de óleo que foram divididos e acondicionados em pequenas garrafas por seminaristas e leigos no terraço da catedral. Cada paróquia recebeu uma caixa com os três óleos que serão usados nos sacramentos do Batismo, Crisma, Unção dos enfermos e Ordem. Reitores de basílicas e seminários, assim como provinciais de comunidades religiosas também receberam os óleos.

O clero de Olinda e Recife exerce seu ministério em 19 cidades da Região Metropolitana do Recife e no arquipélago de Fernando De Noronha. A partir desta tarde de quinta-feira, cada paróquia e comunidade vive seu tríduo pascal com piedade: na quinta-feira, a Missa da Ceia do Senhor (com Lava-pés); na sexta-feira, Adoração da Santa Cruz; e no sábado, a Vigília Pascal, quando se celebra a Páscoa do Senhor.

Precisa de ajuda?