1 bilhão e 406 milhões de fiéis: População católica do mundo aumenta

A população católica do mundo teve um aumento de 1,15% entre os anos de 2022 e 2023, passando para 1 bilhão e 406 milhões, segundo o Anuário Pontifício de 2025 e o Anuário Estatístico Eclesial de 2023. Esses anuários reúnem dados estatísticos da Igreja Católica no mundo, e a elaboração das informações é realizada pela Secretaria de Estado através do Escritório Central de Estatística da Igreja.

Em relação aos continentes, a África obteve o maior aumento percentual, onde se encontram 20% de católicos do planeta. Já o continente com o maior percentual de católicos do mundo, continua sendo a América, com 47,8%. Dentre os países do continente americano, o Brasil lidera, com 182 milhões de católicos, continua sendo o país com o maior número de católicos.

O levantamento também traz dados sobre o número de bispos, com um crescimento em todos os continentes, exceto Oceania. Já o número de padres, foi observado um aumento na África (2,7%) e na Ásia (1,6%), com redução dos números na Europa, América e Oceania. Em relação aos diáconos, o seu número é o que cresce mais rapidamente, com aumento de 2,6%. Os dados também apontam uma redução nos números de religiosos professos e professas, como também houve uma redução no número de seminaristas.

Texto: Débora Ferreira

Precisa de ajuda?