157 mil eleitores pernambucanos podem ter o título de eleitor cancelado

Segundo a Justiça Eleitoral, o eleitor que não votar por três turnos seguidos, não justificar a ausência dentro do prazo estabelecido e ainda não pagar as multas correspondentes, será considerado faltoso e o seu título de eleitor pode ser cancelado. A regularização poderá ser feita até o dia 19 de maio. Em Pernambuco, são 157.369 eleitoras e eleitores que estão com a situação irregular junto à Justiça Federal. Dentre as cidades, Recife é a que possui o maior número de eleitores com risco de cancelamento do título de eleitor, em seguida Jaboatão dos Guararapes e Olinda.

E o que acontece se o título de eleitor for cancelado? O cancelamento impede o eleitor de exercer o direito do voto e traz outras consequências, como a impossibilidade de tomar posse em cargo público, efetuar matrícula em instituições de ensino, obter passaporte e realizar qualquer ato que exija a quitação eleitoral. Para a regularização do título, o eleitor pode quitar as multas referentes a cada turno, através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Autoatendimento Eleitoral, ou através do aplicativo e-Título, para quem está com a biometria em dia. O pagamento pode ser efetuado através de pix, boleto ou cartão.

O atendimento ao eleitor também pode ser feito de forma presencial, em um cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor, mediante agendamento no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Lembrando que o eleitor que ainda não cadastrou a biometria, o cadastro poderá ser feito através dos postos de atendimento, confira aqui os locais.

Texto: Débora Ferreira

Precisa de ajuda?