
Hoje, dia 12 de dezembro, celebramos a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, que apareceu ao indígena São Juan Diego com a missão de pedir ao primeiro bispo do México, Frei Juan de Zumárraga, a construção de um templo católico no sopé do morro Tepeyac. As palavras trocadas entre a Virgem e Juan Diego contêm lições preciosas que podem inspirar a fé de todos os cristãos.
A aparição de Nossa Senhora aconteceu entre os dias 9 e 12 de dezembro de 1531, apenas alguns anos após a chegada dos colonizadores espanhóis ao território que hoje conhecemos como México.
Com grande misericórdia, a Mãe de Deus marcou a história ao deixar sua imagem milagrosamente estampada na tilma de São Juan Diego, o manto tradicional usado pelos indígenas da região. Esse milagre foi determinante para a conversão de milhões de pessoas nos anos seguintes.
Os diálogos entre Nossa Senhora e São Juan Diego foram preservados em um documento histórico escrito em náuatle, chamado Nican Mopohua.
A seguir, apresentamos cinco frases ditas por Nossa Senhora de Guadalupe a Juan Diego que não só o motivaram em sua missão, mas também podem fortalecer nossa caminhada cristã e devoção mariana:
- “Eu sou a mãe misericordiosa de todos vocês, de ti e de todos os povos desta terra, assim como de outras nações e culturas diferentes.”
- “Aqui estarei sempre para ouvir seu choro, sua tristeza, e para aliviar, curar e consolar suas aflições, dores e sofrimentos.”
- “Confie plenamente, meu querido filho. Eu recompensarei todo o esforço, serviço e sacrifício que você dedicou com tanto amor por mim. Não desanime, meu pequeno!”
- “Não deixe que seu coração ou seu semblante se perturbem. Não tema nenhuma doença ou dificuldade. Não estou eu aqui, que sou sua mãe? Não está você sob a minha proteção e cuidado? Não sou eu a fonte da sua alegria?”
- “Você é meu emissário escolhido, pois em você depositei toda a minha confiança.”