Abril Azul: Especialista fala sobre a inclusão no Mês de Conscientização do Espectro Autista

Nesta terça-feira (01 de abril), em alusão ao Mês de Conscientização do Espectro Autista, o Abril Azul, Gabriel Correia e Paulo Brito conversaram com a Diretora Clínica do Instituto do Autismo, Priscila Figueiredo.

O mês Abril Azul se estabeleceu por iniciativa da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), que em 2007, criou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. O objetivo é conscientizar a população e promover a inclusão de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste ano de 2025, a campanha tem como tema “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, reforçando a importância da inclusão, respeito e aceitação de pessoas autistas.

Durante a conversa, a diretora fala sobre os desafios que as famílias enfrentam desde o diagnóstico até o acesso às terapias, sobre o acompanhamento multidisciplinar, realizado por profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicopedagogos. Além disso, Priscila fala sobre a necessidade de políticas públicas que invistam na inclusão e na capacitação de profissionais das escolas.

A especialista ressalta a necessidade da conscientização, incentivando o acesso a informação e a luta contra o preconceito.

Texto: Débora Ferreira

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse a entrevista completa abaixo:

Precisa de ajuda?