
O arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, recebeu o Título de Cidadão do Recife na noite desta terça-feira (28), numa Sessão Solene no Plenário da Câmara dos Vereadores. A iniciativa foi do vereador Felipe Alecrim (NOVO), que é católico, paroquiano da Paróquia da Torre, além de ministro extraordinário da Sagrada Comunhão.
Muitos padres, seminaristas, diáconos, religiosos e leigos lotaram o plenário para prestigiar a cerimônia. Em sua fala na tribuna, o vereador Felipe Alecrim enalteceu o papel do arcebispo para a cidade do Recife. “O grande propósito de hoje é celebrar tudo que ele já realizou e ainda vai realizar em nossa Arquidiocese. Ao conceder esse título a Dom Paulo, nós estamos também enaltecendo, nessa câmara legislativa, todo trabalho de ação social e evangelizadora que a igreja realiza com propósito de transformar a vida das pessoas, especialmente daqueles que vivem situação de vulnerabilidade social”, destacou Felipe Alecrim. Após o pronunciamento, o parlamentar entregou a medalha e o certificado ao agora, oficialmente, mais novo cidadão recifense, Dom Paulo Jakson.
Também compuseram a mesa junto com o arcebispo, além do presidente da sessão, o vereador Romerinho Jatobá (PSB) e Felipe Alecrim, Pe. Marcelo Júnior, Vigário Episcopal, Biu de Arruda, representando o clero arquidiocesano, Pe. Lenildo Santana, reitor do Seminário de Olinda e o Monsenhor Josivaldo Bezerra, vigário geral da arquidiocese. Na cerimônia, seminaristas fizeram uma apresentação musical em homenagem a Dom Paulo.
Em seu discurso, já como novo cidadão do Recife, Dom Paulo Jackson da alegria de se tornar cidadão recifense. “Hoje, posso dizer com toda força e toda beleza que sou recifense de coração, de alma, corpo e de presença no meio da gente. Como Bispo, mais do que nunca, não é um Bispo que toma posse da sua diocese, na verdade, é a sua diocese que toma posse do Bispo. Então, eu me sinto totalmente membro desse povo, participante dessa comunidade tão bela”, destacou.
No final da cerimônia, o vereador Felipe Alecrim, pediu para quebrar o protocolo e presenteou o arcebispo com uma camisa oficial do Sport, time do coração do parlamentar que, em tom de brincadeira, disse que seria para contribuir para o que ele chamou de “processo de conversão do arcebispo para, como um bom recifense, torcer pelo Sport”. Dom Paulo, declaradamente torcedor do Fluminense-RJ, recebeu o presente em meio a sorrisos, mas não garantiu a nova torcida.
Antes do Arcebispado em Recife e Olinda, Dom Paulo atuou como Bispo na Diocese de Garanhuns, no Agreste, de 2015 a 2023. Atualmente, além do trabalho na Arquidiocese, também ocupa o título de 2° Vice-Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).