A nova mandatária de Olinda conversou com Gabriel Correia e Paulo Brito, dentro do programa Olinda Todo Dia, sobre os desafios da cidade e fez uma avaliação da atual gestão.

Na manhã desta terça-feira (6), a prefeita eleita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), esteve na Rádio Olinda FM, concedendo entrevista no programa Olinda Todo Dia. A nova gestora da cidade falou sobre os desafios que irá enfrentar e sobre temas importantes como saúde, educação, turismo e infraestrutura. A nova gestora também comentou sobre o papel que o atual prefeito Professor Lupércio terá na sua gestão e como será a relação com a Câmara dos Vereadores e com a governadora Raquel Lyra.
Desafios da cidade de Olinda
Sobre os desafios que irá enfrentar à frente da gestão municipal, Mirella ponderou sobre a diversidade encontrada na cidade e o baixo orçamento. “A cidade tem inúmeros desafios. A gente tem uma cidade com quase quarenta e três quilômetros de extensão, cinquenta por cento da população reside em área de morro, com a orla, com área de sítio histórico, de base rural e com o orçamento ainda muito abaixo do que é necessário para se fazer todos os serviços. A gente entende quais são as reais necessidades da cidade, mas também entende quais são as potencialidades que Olinda tem. Ainda temos muito que avançar na infraestrutura, por exemplo, apesar de termos feito o maior investimento da história da cidade com pavimentação de mais de quatrocentas ruas e vias importantes do município, além de ter melhorado muito o índice da educação, mas a gente sabe o quanto precisa avançar cada vez mais, sobretudo no tocante a ampliação de vagas em creche que, com a parceria com o governo do estado a gente vai conseguir dobrar essas vagas. Sobre a saúde, a gente precisa atuar no sentido de minimizar as filas e é aí que entra a UPA Especialidades que é promessa da nossa campanha e a população espera muito por isso“, falou a prefeita eleita.
Avalição sobre a atual gestão
Perguntada sobre como avalia o modelo de gestão atual, em detrimento do alto índice de abstenção nas eleições, Mirella reconheceu que há muito o que avançar e enfatizou os pontos positivos, segundo sua avaliação. “Numa política de sucessão não significa que há apenas continuidade ou renovação. A gente precisa preservar as conquistas. Aquilo que foi bom precisa ser mantido e a população tem esse reconhecimento. A gente não tinha clínicas do homem, da criança, do idoso e clínica pet, nem UPA municipal e hoje tem. Mas há um sentimento de querer mais, onde a população quer uma renovação de atitudes e ideias em várias outras áreas. A gente também precisa falar de uma cidade mais moderna, com mais segurança. A gente vai preservar as conquista, mas também avançar em outros pontos, principalmente em geração de emprego e renda na cidade”, pontuou Almeida.
Diálogo com a Câmara dos Vereadores
A nova gestora disse que já iniciou uma conversa com os vereadores eleitos e reeleitos da cidade e que pretende dialogar com todos independente de posição partidária. “A política precisa deixar de ser sobre políticos e passar a ser sobre pessoas. Quem tá ali (na Câmara Municipal) foi escolhido pelo povo e, por isso, merece ser ouvido, acolhido e no mínimo ter um diálogo respeitoso, respeitando sobretudo a decisão popular. Tenho muito respeito por todos eleitos e quero abrir uma frente de diálogo como todo mundo para que a gente consiga avançar naquilo que a nossa cidade mais precisa”, ponderou.
Sobre a governadora Raquel Lyra
Mirella elogiou a governadora como gestora e afirmou que a presença de Raquel Lyra na sua campanha foi fundamental. “Raquel foi fundamental, não pelo fato apenas de ter me apoiado, mas de que forma ela faz isso. Ela se entrega de corpo e alma àquilo que ela acredita. Você vê nela o sentimento de fazer mais pelas pessoas. Hoje a gente já tem um investimento de mais de 1 bilhão (de reais) dentro da cidade e algumas obras importantes e emblemáticas como o canal do Fragoso que é uma obra tão esperada por tanta gente. A perimetral, por exemplo, que tá em fase de licitação, a PE-15 que já é uma realidade, entre outras ações importantes do estado no município“. Ainda segundo Almeida, a governadora vai ajudá-la a dobrar o número de creches prometido por ela na campanha e que, assim como Raquel, vai governar para todos.
Novo secretariado
Sobre os novos secretários, Mirella afirmou que não tem dificuldade em manter alguns nomes da gestão Lupércio. “Tem muita gente boa, tem muita gente técnica e que por muitas vezes a gente precise só remanejar para uma outra pasta que seja mais da área dessa pessoa, que possa contribuir mais. A gente não tem dificuldade de manter quem tá fazendo um bom trabalho. Tem conquistas que a gente precisa preservar, mas tem muita coisa que a gente precisa melhorar. O prefeito (Lupércio) fala muito sobre isso, que a gente precisa olhar para algumas áreas que talvez a gente não tenha conseguido atuar de forma mais contundente”, disse ela. A nova prefeita de Olinda também aproveitou para fazer críticas à gestões passadas e elogiar o atual prefeito da cidade. “Quando a gente chega em Olinda, a gente pega um passado de mais de dez anos de abandono dentro da cidade. Lupércio teve que literalmente arrumar a casa, com muito pé no chão. A gente sabe que tem muita coisa tem que ser feita ainda. Ele tem essa convicção, sabe o quanto ele fez e o quanto a gente precisa melhorar em outras áreas e ele me fala muito sobre isso”, concluiu.
Professor Lupércio estará na gestão?
Mirella não confirmou se o atual gestor vai fazer parte ou não da sua futura gestão, mas elogiou o prefeito e disse que Lupércio deve decidir seu futuro político em breve. “Lupércio agora vai ter um momento para ele, até para definir qual será a posição dele daqui em diante. ele sai muito grande dessa eleição. Sai, com certeza, com a sensação de dever cumprido, ainda que tenha muita coisa a ser feita. Mas dentro da realidade do município e de que forma encontramos o município e da forma que o município está hoje, a gente sabe que não tem comparação. Lupércio precisa se colocar de que forma ele quer atuar daqui pra frente na vida política dele. Acho que isso é algo bem particular e ele deve ter esse pensamento muito em breve, mas ele precisa desse tempo para ele”, concluiu.
O papel do vice, Chiquinho
Segundo ela, Chiquinho “não será uma figura decorativa, mas vai trabalhar muito” durante a sua gestão. “Chiquinho foi um presente para mim. Muita gente não conhece o Chiquinho gestor e ele é um excelente gestor. Por exemplo, no nosso plano de governo na parte de esporte e lazer, ele que trouxe grandes ideias, como o Bolsa Atleta Municipal, que a gente quer implementar para dar um incentivo aos atletas do nosso município e ele vai coordenar também essas áreas de esporte, lazer e juventude. Chiquinho entra nesse contexto para me ajudar. Não vai ser um vice figurativo não, vai ser um vice que vai trabalhar muito”, afirmou a nova mandatária de Olinda.
Ao final da entrevista, a prefeita eleita de Olinda agradeceu, mais uma vez, aos seus eleitores e prometeu governar todos, trabalhando para melhorar a situação do município onde for preciso.
Confira abaixo a entrevista na íntegra:
