Morre Gilberto Sobral, superintendente do Iphan em Pernambuco, aos 57 anos

Faleceu na manhã desta quinta-feira (19), aos 57 anos, Gilberto Sobral, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco. Ele estava internado em um hospital particular no Recife desde o último sábado (14), para um atendimento de urgência. A causa da morte não foi divulgada, e informações sobre o velório e sepultamento ainda serão anunciadas pela família.

Carinhosamente chamado de “Giba”, Sobral deixa um legado significativo em sua atuação como gestor público e defensor da cultura e do patrimônio histórico. Ele foi secretário titular e executivo de Patrimônio e Cultura de Olinda em diferentes períodos (2017, 2018 e 2022), onde coordenou a realização de dois carnavais e liderou projetos marcantes.

Durante sua gestão em Olinda, destacou-se pela reabertura do Clube Atlântico, a entrega do Teatro do Bonsucesso e a restauração da Casa 28. Sobral também iniciou importantes obras, como o restauro das Bicas de Olinda e da Igreja do Bonfim. Em outubro deste ano, ao lado da governadora Raquel Lyra, ele assinou a ordem de serviço para a restauração do Mosteiro de São Bento, um dos mais emblemáticos monumentos de Olinda.

Trajetória

A vida pública de Gilberto Sobral começou nos anos 1980, quando foi chefe de gabinete da Prefeitura de Olinda (1989) e assessor especial (1990). Posteriormente, ocupou cargos como diretor de Cultura (2001-2002) e Turismo (2003), além de secretário municipal em diferentes gestões.

Sua atuação foi além das fronteiras de Olinda. Sobral foi secretário de Administração, Governo e Planejamento em Sairé (2005-2006), secretário de Comunicação de Camaragibe (2006-2008) e assessor da Prefeitura do Recife (2020-2021). No Congresso Nacional, atuou como assistente parlamentar (2004-2005), e na Assembleia Legislativa de Pernambuco, foi assessor técnico de comissão (2003-2004).

Na área de comunicação, Gilberto Sobral apresentou por oito anos o programa Papo de Boteco, que abordava temas culturais de maneira leve e educativa, exibido pela TV Nova, afiliada da TV Cultura. Ele também foi diretor de programação da emissora por dois anos.

Com uma trajetória marcada por dedicação ao patrimônio histórico, à cultura e ao serviço público, Gilberto Sobral deixa um vazio para aqueles que trabalharam ao seu lado e admiraram sua paixão pela preservação cultural.

Precisa de ajuda?