A RÁDIO DA FAMÍLIA!

A RÁDIO DA FAMÍLIA!

No 5º aniversário do Christus vivit, o Papa Francisco encoraja os jovens a fazerem ouvir a sua voz.

unca nos deixe sem a sua boa maneira de ‘fazer bagunça’”, encoraja o Papa Francisco em uma carta enviada aos jovens em 25 de março de 2024. Ele oferece aos jovens uma mensagem de esperança, cinco anos após a publicação de sua exortação apostólica Christus vivit (25 de março de 2019), fruto do “Sínodo sobre os jovens e o discernimento vocacional” realizado em outubro de 2018.

Naquele ano, quase 300 jovens foram reunidos em Roma pelo Papa para um “pré-sínodo” em março, antes de 267 padres sinodais se reunirem durante quase um mês para o Sínodo. Aproveitando as conclusões desta assembleia, o Papa publicou a sua exortação apostólica Christus vivit cinco meses depois.

Na sua carta de aniversário, o Pontífice afirma o seu desejo de ver a esperança “renovada” nos jovens marcados pela angústia, pelo sofrimento e pelo conflito. Para tornar estas dificuldades “menos pesadas”, ele os convida a partilhar os seus problemas com Jesus.

“Cristo está vivo e ama-vos com um amor infinito”, diz o Pontífice a cada jovem. Ele lhes assegura que Deus não espera que os jovens sejam “perfeitos”, mas quer que caminhemos com ele como “amigos”.

É à luz desta relação de amizade que o Papa pede aos jovens que procurem na luz de Cristo a liberdade de que necessitam para levar adiante as suas raízes para se tornarem “líderes de amanhã” e “’artesãos’ do futuro”.

Ele sublinha a importância da “criatividade” dos jovens no Sínodo em curso sobre o futuro da Igreja, para “explorar novos caminhos”. Foi o Sínodo sobre a Juventude de 2018, sublinha, que “despertou” a sinodalidade e a descobriu como “elemento constitutivo da Igreja”.

“Fazei ouvir a vossa voz”, exorta o Pontífice, ecoando as palavras que proferiu em 2013 na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, Brasil.

Menciona que a JMJ celebrará o seu 40º aniversário no dia 14 de abril. Renova a exortação feita aos jovens por João Paulo II em 1984, quando o Papa polaco lhes pediu que levassem com alegria a mensagem de salvação e redenção de Cristo Ressuscitado.

Fonte: Aleteia

Precisa de ajuda?