Papa Francisco nomeia Irmã Simona Brambilla como Prefeita do Dicastério para a Vida Consagrada

Foto: Irmã Simona Brambilla (Vatican Media)

Nesta segunda-feira, 6 de janeiro, o Papa Francisco anunciou a nomeação de Irmã Simona Brambilla como prefeita do Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. A religiosa, que já ocupava o cargo de secretária desde outubro de 2023, torna-se a segunda mulher a assumir essa posição na Cúria Romana, seguindo os passos da Irmã Alessandra Smerilli, que foi nomeada para o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral em 2021. Para o cargo de pró-prefeito, o Santo Padre designou o cardeal Ángel Fernández Artime, de 65 anos, criado cardeal em setembro de 2023.

Completando 60 anos no próximo dia 27 de março, Irmã Simona Brambilla acumula vasta experiência missionária. Antes de ingressar nas Irmãs Missionárias do Instituto da Consolata, atuou como enfermeira profissional e dedicou-se ao trabalho missionário em Moçambique. Entre 2011 e 2023, liderou sua congregação como superiora geral. Em 2019, o Papa Francisco marcou um momento histórico ao nomear sete mulheres como membros do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, entre elas, Irmã Brambilla.

O pontificado do Papa Francisco tem se destacado pelo aumento significativo da presença feminina nos altos cargos do Vaticano. Dados recentes mostram que, entre 2013 e 2023, a participação das mulheres cresceu de 19,2% para 23,4%. A Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, publicada em 2022, abriu caminho para que leigos – e, consequentemente, mulheres – possam chefiar dicastérios, antes reservados exclusivamente a cardeais e arcebispos.

Outras nomeações femininas importantes durante o pontificado incluem Barbara Jatta, diretora dos Museus Vaticanos desde 2016, e a irmã Raffaella Petrini, secretária-geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano desde 2022. Além delas, há subsecretárias como Gabriella Gambino e Lina Ghisoni no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida; irmã Carmen Ros Nortes no Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada; Emilce Cuda na Pontifícia Comissão para a América Latina; Nataša Govekar no Dicastério para a Comunicação; Cristiane Murray como vice-diretora da Sala de Imprensa da Santa Sé; Charlotte Kreuter-Kirchof como vice-coordenadora do Conselho para a Economia; e irmã Nathalie Becquart na Secretaria Geral do Sínodo.

A nomeação de Irmã Simona Brambilla representa mais um passo significativo na inclusão e valorização do papel das mulheres na estrutura administrativa da Igreja Católica, refletindo o compromisso do Papa Francisco com uma liderança mais representativa e igualitária.

Precisa de ajuda?