Neste domingo (18), o Papa Leão XIV presidiu a Santa Missa que dá início ao seu Ministério Petrino, para cerca de 200 mil fiéis, na Praça de São Pedro. A Missa teve início dentro da Basílica de São Pedro e posteriormente seguiu para o adro da praça para a entrega do Pálio e do Anel do Pescador. Seguindo a tradução cristã, a celebração reforça o vínculo do papa com o Cristo e a Igreja.
Emocionado, o novo Pontífice destacou que foi escolhido sem mérito, “fui escolhido sem qualquer mérito e, com temor e tremor, venho até vocês como um irmão que deseja fazer-se servo da fé e da alegria, percorrendo com vocês o caminho do amor de Deus, que nos quer a todos unidos numa única família”.
Além disso, o papa destacou a importância de se aproximar de Cristo, diante do preconceito, da discórdia, do ódio e da violência presentes no nosso tempo, “e nós queremos ser, dentro desta massa, um pequeno fermento de unidade, comunhão e fraternidade. Queremos dizer ao mundo, com humildade e alegria: Olhem para Cristo! Aproximem-se Dele! Acolham a sua Palavra que ilumina e consola! Escutem a sua proposta de amor para se tornar a sua única família. No único Cristo somos um”.
O Pontífice também ressaltou que a verdadeira autoridade da Igreja é o amor, e que o papel do pastor é servir, não dominar. Fazendo também um apelo por uma Igreja unida, missionária e que abraça a todos com a fraternidade.
CNBB envia mensagem ao papa Leão XIV
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgou mensagem após o Papa Leão XIV ser anunciado como o novo Pontífice da Igreja Católica. A mensagem oficial expressou a alegria com a sua eleição e a unidade da Igreja no Brasil com o novo Pontífice. A mensagem reafirma o desejo de caminhar com o Pontífice, numa Igreja de portas abertas, inspirada pelos missionários como São José de Anchieta, e destaca o compromisso com os mais pobres. O documento foi assinado pelo presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler e os demais membros da presidência.
Foto: Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images