
Uma operação da Polícia Civil de Pernambuco resultou na apreensão de 3.510 pistolas de gel no bairro de São José, área central do Recife. A ação ocorreu na última sexta-feira (13) e foi coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor (Decon), com fiscalizações em cinco estabelecimentos comerciais.
Segundo a Polícia Civil, os equipamentos tinham origem fiscal irregular e apresentavam selos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) fora dos padrões. Após a inspeção e análise técnica realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (IPEM), todas as pistolas foram apreendidas.
Cinco pessoas foram levadas à delegacia por não apresentarem notas fiscais dos produtos. Elas foram autuadas em flagrante e tiveram fiança arbitrada.
O Inmetro reforça que esses equipamentos não são brinquedos. “Réplicas de armas com projéteis de bolas de gel possuem características semelhantes a equipamentos regulamentados pelo Decreto Federal nº 11.615”, explica o Instituto.
A operação reforça a atenção das autoridades à comercialização irregular de produtos potencialmente perigosos, contribuindo para a segurança dos consumidores e a fiscalização de itens não conformes às normas legais.