Reabastecimento de água em áreas de morro do Grande Recife será retomado apenas na sexta (7), afirma Compesa

Alagamento em Olinda – Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

As fortes chuvas que atingiram Pernambuco nos últimos dias impactaram diretamente o abastecimento de água no estado, afetando 15 sistemas de distribuição em diferentes regiões. Apesar da diminuição das precipitações na Região Metropolitana do Recife, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que o fornecimento de água em áreas de morro será retomado apenas a partir desta sexta-feira (7), por questão de segurança.

Na quinta-feira (6), equipes técnicas da Compesa realizaram vistorias nas redes de abastecimento localizadas em Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Goiana e Camaragibe. Novas inspeções estão programadas para sexta-feira, a fim de garantir que os sistemas voltem a operar sem riscos para as populações que vivem em áreas suscetíveis a deslizamentos de terra.

Inicialmente, havia a possibilidade de retomada do abastecimento ainda na quinta-feira, mas a avaliação dos técnicos indicou que a melhor opção seria postergar a medida para sexta, considerando o solo encharcado e os alertas emitidos pela Defesa Civil.

Regiões afetadas pelo corte no abastecimento

As áreas de morro onde o fornecimento de água está temporariamente suspenso incluem diversos bairros do Recife, como Água Fria, Alto José Bonifácio, Brejo de Beberibe, Guabiraba, Morro da Conceição e Vasco da Gama, entre outros.

Em Jaboatão dos Guararapes, os locais afetados incluem Alto do Vento, Cavaleiro, Curado I e parte do Curado IV e V, Santo Aleixo, Socorro, entre outros.

Em Olinda, bairros como Águas Compridas, Alto da Bondade, Bonsucesso e Guadalupe também enfrentam a suspensão temporária. Situação semelhante ocorre em Camaragibe, Paulista, Abreu e Lima e Goiana.

Falta de água se estende para outras cidades

Os 15 sistemas de distribuição impactados estão situados nas cidades de Aliança, Itaquitinga, Timbaúba, Olinda, Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Recife, Goiana, Garanhuns, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão.

Os problemas variam entre qualidade comprometida da água em seis sistemas, falta de energia em cinco, inundação de três unidades e o rompimento de uma adutora em Garanhuns, que faz parte do Sistema Mundaú.

Além disso, três estações de captação foram alagadas, afetando o fornecimento de água em Vitória de Santo Antão, parte de Goiana e na região de Porto de Galinhas, em Ipojuca. As autoridades seguem monitorando a situação para garantir a normalização do abastecimento o mais breve possível.

Precisa de ajuda?