Reajuste no valor de plano de saúde: Saiba quais são os seus direitos

Chegou sexta-feira (21 de março), e no programa Olinda Todo Dia de hoje, Gabriel Correia e Paulo Brito conversaram com a especialista em direito da saúde, a advogada Dr. Andrezza Pessoa. Durante a conversa, a especialista falou um pouco sobre o aumento dos valores dos planos de saúde, e quais os direitos dos consumidores diante de aumentos abusivos e irregularidades.

Dr. Andrezza explicou que existe uma diferença entre os tipos de plano de saúde e quem regula o reajuste desses valores. Para os planos de saúde individuais e familiares, a ANS (Agência Nacional de Saúde) é a responsável pelos reajustes, delimitando assim um valor máximo para esse reajuste. Já os planos de saúde empresariais e coletivos, eles são regulados por operadoras, sem uma fiscalização, assim há um percentual de reajuste muito maior, visando o lucro da empresa.

A especialista também fala sobre os direitos do consumidor quando o valor do reajuste ultrapassa um valor considerado razoável, recusa de exames e irregularidades por parte dos planos de saúde. Andrezza destaca também que o reajuste do valor realizado pela ANS é necessário, devido ao aumento dos custos, além de servir para equilibrar o contrato.

Texto: Débora Ferreira

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse a entrevista completa abaixo:

Precisa de ajuda?