A RÁDIO DA FAMÍLIA!

A RÁDIO DA FAMÍLIA!

Moradores do bairro de Jardim Brasil I, em Olinda, no Grande Recife, têm denunciado a insegurança no bairro, que contabiliza pelo menos 15 furtos à Paróquia do Divino Espírito Santo nos últimos dias. Entre os itens roubados estão o fogão, o micro-ondas, as panelas e um botijão de gás. A última investida dos ladrões foi ao sino da igreja, levado pelos bandidos na madrugada da última sexta-feira (3).

O objeto, doado há 94 anos à paróquia, é feito de bronze e pesa mais de 50 quilos. Além da questão material, o sino é importante para a comunidade porque chama os fiéis para as missas e também anuncia o passar das horas.

A estimativa dos moradores é que um sino semelhante custe em média R$ 20 mil. Após o roubo, um aviso foi colocado na porta do templo: “Por favor, devolva o sino!”.

A cuidadora de idosos Geane Cavalcanti explicou que por conta dos furtos a igreja precisou suspender algumas atividades beneficentes.

“Nós temos o sopão, que damos na quinta-feira, às vezes na sexta. Tivemos que suspender porque eles levaram as panelas, o liquidificador, o micro-ondas, o fogão e um botijão de gás. Então fica difícil pra gente. Porque o material é caro. E ainda estamos tristes com a insegurança, porque eles levam tudo o que podem levar”, contou Geane.

Numa das invasões, os ladrões danificaram o telhado da igreja, e mesmo registrando boletins de ocorrência sobre os roubos, os fiéis não conseguiram recuperar nada do que foi levado.

“O que a gente consegue é com rifa, com bingo, com bazar, tudo que a gente arrecada para a melhoria da nossa igreja. Mas quando eles percebem que tem alguma coisa, eles vêm e levam”, contou a aposentada Iara Cristina Nascimento Araújo.

O que dizem as polícias

A Polícia Militar de Pernambuco disse que não registrou a ocorrência e que mantém o policiamento no bairro de Jardim Brasil I.

Já a Polícia Civil informou que está investigando o caso, por meio da Delegacia de Olinda e da Operação Adeleiro – que apura ocorrências na região. Disse também que está realizando ações em ferro-velhos e sucatas na tentativa de esclarecer os fatos.

Gonte: G1 Pernambuco

Precisa de ajuda?