
O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, realizará nos dias 14, 16, 17 e 18 de dezembro o evento “Dia SER: cuidando do cuidador”. A ação tem como objetivo proporcionar momentos de acolhimento e bem-estar tanto para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) quanto para seus cuidadores. A iniciativa é organizada pelo Núcleo de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (NATEA) e conta com uma programação diversificada de atendimentos gratuitos e palestras. As inscrições estão abertas por meio do link https://sereduc.com/RvUckF.
No primeiro dia do evento, a programação inclui palestras sobre temas como autocuidado, terapia ocupacional, alimentação para pessoas com TEA, qualidade de vida e ecoterapia. As atividades serão realizadas no auditório Capiba, localizado no bloco C da instituição.
Os dias seguintes serão dedicados à prestação de serviços de saúde e suporte jurídico, com entrega de vouchers para os atendimentos. Cuidadores poderão usufruir de liberação miofascial, quick massage e orientações jurídicas relacionadas aos direitos de pessoas com TEA. Crianças de até 12 anos com o transtorno terão acesso a atendimento psicomotor e odontológico. Essas atividades ocorrerão nas Clínicas-Escola de Fisioterapia, Psicologia, Odontologia, no Núcleo de Práticas Jurídicas e na Academia-Escola da instituição.
De acordo com Márcia Karine Monteiro, psicóloga e coordenadora nacional dos cursos de Saúde do grupo Ser Educacional, o evento reflete o compromisso da UNINASSAU em atender às necessidades de cuidadores. “Nosso objetivo é oferecer apoio a essas pessoas que, frequentemente, se dedicam integralmente ao cuidado de crianças com TEA e acabam negligenciando sua própria saúde e bem-estar”, ressalta.
A Diretora Acadêmica do grupo Ser Educacional, Simone Bérgamo, destacou a relevância do trabalho do NATEA, não apenas para a comunidade, mas também para a formação acadêmica. “Com ações como esta, promovemos uma conexão prática entre os estudantes e as demandas sociais, ao mesmo tempo em que entregamos serviços essenciais às famílias que convivem com o TEA”, afirma.
Serviço:
- Palestras: Bloco C, Rua Joaquim Nabuco, 778;
- Atendimento Psicomotor: Academia-Escola, Rua Guilherme Pinto, 265;
- Atendimento Odontológico: Clínica-Escola de Odontologia, Rua Guilherme Pinto, 265;
- Liberação miofascial e quick massage: Clínica-Escola de Fisioterapia, Rua Ana Angélica, 45;
- Orientações Jurídicas: Núcleo de Práticas Jurídicas (Bloco C), Rua Joaquim Nabuco, 778.
O “Dia SER” reforça o papel da universidade como agente transformador, promovendo saúde, acolhimento e conhecimento à comunidade.