Nesta quinta-feira (24), durante o programa Olinda Todo Dia, correspondentes diretamente do Vaticano atualizaram as informações sobre o velório do Papa Francisco. Ronaldo Silva do Canção Nova, gravou um depoimento já no final da tarde da quarta-feira (23), sobre o primeiro dia do velório do Sumo Pontífice.
Segundo Ronaldo, o primeiro dia de visitação, homenagem e despedida do Papa Francisco na Basílica de São Pedro o número de pessoas que enfrentam a fila para chegar ao interior da basílica é um fenômeno. Fiéis e peregrinos enfrentam a fila desde as 11h da manhã para ver o corpo do Papa Francisco. Ronaldo destaca que já havia se passado das 23h e uma grande multidão de pessoas ainda passava pela basílica, “a estimativa no começo da noite é que aproximadamente 100 mil pessoas estariam em fila, já não sei mais se essa estimativa está se realizando ou se já foi superada”. A organização do Vaticano inicialmente teria estimado que à meia noite a Basílica seria fechada e reaberta às 7h da manhã, mas os serviços do vaticano permitiram as filas, então certamente as filas continuarão durante a noite, com a permanência de uma pessoa em fila durando, em média, de seis a sete horas.
Silvonei José, voz oficial da Vatican News para o Brasil, informou que a Congregação Geral dos Cardeais foi realizada na tarde desta quarta-feira (23), entre as 17h e 18h30 no horário local, e durante o encontro, os cardeais cumpriram os ritos protocolares previstos no processo que antecede o Conclave. A programação dos novendiale, os nove dias de celebrações eucarísticas em sufrágio do pontífice falecido, conforme tradição da igreja, foi aprovada. Em informação oficial divulgada, as missas ocorrerão entre os dias 26 de abril e 4 de maio. A primeira celebração será a Missa Ezequiel do Papa Francisco, marcada para o dia 26 de abril, às 10h, no horário local, no Sagrado da Basílica de São Pedro.
Silvonei também informou que nos dias seguintes continuarão as celebrações dos novendiale, em sufrágio do Santo Padre, “cada celebração contará com a presença de diferentes grupos eclesiais, refletindo a universalidade da Igreja e os diversos vínculos do Sumo Pontífice com esses setores”.
No domingo (27), às 10h30 horário local, uma celebração será presidida pelo cardeal Pietro Parolin, no adro da basílica vaticana, com a participação de funcionários e fiéis da cidade do vaticano. A próxima Congregação Geral dos Cardeais será na manhã desta quinta-feira (24). Segundo Silvonei, cerca de 20 mil pessoas passaram pela basílica de são Pedro entre as 11h e 19h30 de ontem, para prestar suas últimas homenagens ao Papa. Foi informado também, que a basílica vaticana continuará aberta após as 24 horas, se necessário, para permitir que todos que desejarem possam velar o corpo do Pontífice.
As orações do terço na basílica da Santa Maria Maior, local em que Francisco será sepultado, continuarão até sábado.
Confira o boletim completo abaixo: