História da Rádio

A emissora nasceu em 8 de dezembro de 1953, por Arlindo Cardoso de Moura, como finalidade de atender os interesses políticos do ex-governador de Pernambuco, Agamenon Magalhães. A partir dos anos 1960 pra frente, a emissora foi adquirida pela Arquidiocese de Olinda e Recife, com uma nova missão de levar o evangelho não só para região metropolitana, como para todo o estado. Apesar disso, a emissora só foi readquirida pela Arquidiocese em 2008, após os Padres Paulinos que assumiram a rádio na época da ditadura militar terem botado a venda nesse ano e com forte interesse de compra pelas igrejas evangélicas.

Em 19 de junho de 2019, a ANATEL autorizou sua migração para o dial FM, onde ocupa a frequência 105,3 MHz.

Depois de meses de preparação, havia sido anunciada a migração para FM 105.3 MHz, no dia 25 de março de 2020, com uma celebração da anunciação da Virgem Maria, mas, devido ao início da pandemia do coronavírus, a migração foi adiada, mas a celebração aconteceu via redes sociais.

Com isso, no dia 29 de maio foi anunciada a migração oficial para a nova frequência e a inauguração foi no dia 31 de maio, com a celebração de Pentecostes na catedral da arquidiocese. Os testes começaram no fim da tarde do dia anterior.

No dia 13 de junho de 2021, considerado o Dia de Santo Antônio – Padroeiro da Arquidiocese de Olinda e Recife, foi realizado o desligamento da frequência AM 1030, em cerimônia realizada no terreno da antiga Rádio Continental AM 1380, onde a Rádio Olinda operava seu transmissor AM e que contou com as presenças do Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, do Vigário-Geral e Diretor-Executivo da Emissora, o Monsenhor Luciano José Rodrigues Brito e de um dos comunicadores da emissora, o radialista Ivanildo Silva, além de fieis residentes em áreas próximas. O evento, iniciado às 14h, foi transmitido ao vivo pela emissora.

Clube dos Ouvintes

Inspirando-se na experiência da emissora Rádio Excelsior, da Arquidiocese de São Salvador (BA), o Clube dos Ouvintes foi lançado no dia 13 de junho de 2015 com a Santa Missa presidida por Frei Damião Silva no pátio do Livramento no centro de Recife. Com sede atual na Rádio Olinda, à Rua da Piedade, 55, Santo Amaro, Recife-PE. O Clube teve várias sedes e experiências que contribuíram para o seu desenvolvimento. A segunda sede funcionou na Pastoral de Comunicação da Arquidiocese, depois, funcionou na Igreja do Livramento, e a partir de 04 setembro de 2017, voltou para a sede da rádio Olinda na Rua Duarte Coelho em Olinda-PE. Em março de 2019 houve outra mudança de local, dessa vez fomos para um prédio localizado na Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Santo Amaro, Pe. Caetano Francisco, cedeu um espaço para que pudéssemos levar as instalações do Clube dos Ouvintes e da Rádio Olinda, onde estamos em pleno funcionamento até os tempos atuais.

O Clube dos Ouvintes tem por missão arrecadar fundos para sustentar economicamente a Rádio Olinda, a qual tem por missão anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo a todos pelas ondas da rádio.

Dentre os principais desafios do Clube dos Ouvintes, estão a prospecção de novos sócios, para contribuir com um valor, seja mensal, anual ou doação espontânea. Ao arrecadar os recursos dos sócios, a Rádio Olinda consegue a sua autonomia financeira.

Atualmente o Clube dos Ouvintes conta com a Administração da Obra de Maria e uma equipe de missionários, para coordenar e administrar o empreendimento, além da ajuda de outros parceiros comerciais que cedem seu espaço para receber as contribuições.

Os sócios são pessoas físicas e jurídicas, paróquias e congregações da Arquidiocese de Olinda e Recife, que vêm contribuindo de forma generosa e de livre espontânea vontade. O Clube dos Ouvintes não trabalha com incentivos de prêmios e conquistas, e nem determina um valor fixo para contribuir, deixando o sócio escolher o valor de sua contribuição.

#Compartilha