Fiscalização realizada por tribunais de Contas constata que a maioria das salas de aula do País é inadequada

Uma ação de fiscalização realizada por tribunais de Contas estaduais constatou que a maioria das salas de aula do país é inadequada.

Nos dias 24, 25 e 26 de abril, fiscais de 32 tribunais estiveram em 1.082 escolas públicas – estaduais e municipais -de 537 cidades de todos os estados e do Distrito Federal.

A ação foi batizada de Operação Educação. Nas escolas, os fiscais averiguaram cerca de 200 itens de infraestrutura.

Janelas, ventiladores e móveis quebrados foram os problemas mais encontrados, além de questões relacionadas à iluminação, infiltrações e mofo.

No balanço geral, a Operação Educação 2023 constatou que 63% das escolas não têm bibliotecas e 88 e cada 100 colégios não contam com laboratório ou sala de informática.

Na área de segurança, 57% das escolas não têm nenhuma câmera de monitoramento e em 45% dos estabelecimentos visitados os fiscais apontaram a falta de vigilância particular ou ronda escolar

Entre as escolas visitadas, 53% tinham algum tipo de problema na entrada, como muro ou paredes com buracos que permitem o acesso de estranhos; portão vandalizado ou danificado; e controle de portaria inadequado.

Agência Rádio2

Precisa de ajuda?