Bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB estão em Roma para visita ao Papa Francisco

A Visita ad Limina Apostolorum estava marcada para 2020, mas foi adiada pela pandemia. É uma visita realizada por bispos de um Regional da CNBB aos túmulos de Pedro e Paulo, berço da Igreja, a cada cinco anos, e que tem como ápice o encontro com o Papa. Na última terça-feira (10/05), 19 bispos da CNBB NE2 embarcaram no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, no Recife, com destino à Itália. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, participa de sua terceira visita Ad Limina: já esteve com o grupo nos pontificados do Papa São João Paulo II, com o Papa Bento XVI e agora com o Papa Francisco.

Créditos: Arquidiocese de Olinda e Recife

Dom Fernando explicou que, nos primeiros dias na Itália, os bispos farão um itinerário espiritual em preparação para a Visita. A primeira parada será em Assis, terra de São Francisco, santo admirado pelo Papa e que lhe inspirou o nome escolhido para seu pontificado. “Estamos indo à Itália, principalmente, para rezar, para alimentar-nos da coragem dos apóstolos Pedro e Paulo, para nos fortalecermos na fé e anunciarmos, com mais propriedade, Jesus Cristo”, explicou dom Fernando. “Pediremos orações ao Papa por todo povo brasileiro, por nossas dioceses e arquidiocese e também por nossa missão como bispos”, completou.

Para o presidente do Regional Nordeste 2, dom Paulo Jackson, que é bispo de Garanhuns, a Visita ad Limina terá um gostinho especial de comemoração: no dia 20 de maio, quando haverá o encontro com o Papa Francisco, dom Jackson estará completando sete anos como bispo. “Estarei diante do Papa como presidente do nosso Regional, e assim terei a graça de discursar em nome do grupo neste dia, com o coração muito grato pela missão que, há sete anos, o Papa me confiou”, disse.

Em Roma, os bispos e arcebispos visitarão os dicastérios (que são como departamentos da Cúria Romana) e, no dia 20 de maio, terão audiência com o Papa Francisco. O retorno a Recife está previsto para a noite da segunda-feira, dia 21.

Fonte: Arquidiocese de Olinda e Recife

Precisa de ajuda?