Luto na Igreja Católica: Papa Francisco morre aos 88 anos

Nesta segunda-feira (21), o mundo amanheceu com a notícia do falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos. O Pontífice estava em sua residência, na Casa Santa Marta, no Vaticano. Segundo o anúncio oficial feito pelo Cardeal Camerlengo Kevin Joseph Farrel, o Papa faleceu às 7h35 da manhã, horário local de Roma, devido a um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca irreversível.

Francisco foi o primeiro Papa latino-americano e jesuíta da história e liderou a Igreja Católica desde 2013. Nascido em 1936 em Buenos Aires, na Argentina, foi ordenado sacerdote em 1969, tornou-se arcebispo em 1998 e foi eleito cardeal em 2001. Eleito o 266° Papa da Igreja Católica em 13 de março de 2013, adotou o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis. O Pontífice ficou conhecido por sua simplicidade e misericórdia.

O corpo do Pontífice será transferido para a Basílica de São Pedro nesta quarta-feira (23), e ficará exposto para a visitação dos fiéis durante três dias. Francisco renunciou a prática secular, em que o chefe da Igreja é enterrado em três caixões, optando por um único caixão de madeira revestido de zinco e escolheu ser enterrado fora do Vaticano. O funeral do Papa Francisco está programado para ocorrer entre os dias 25 e 27 de abril, na Praça de São Pedro, e o sepultamento será na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

Líderes políticos e religiosos de todo o mundo expressaram pesar pela morte do Papa Francisco. O presidente da França, Emmanuel Macron, lembrou a mensagem de paz e fraternidade promovida por Francisco, ressaltando seu papel como defensor dos direitos humanos. Já o presidente da Argentina, Javier Milei, ressaltou a “bondade e a sabedoria” do Papa Francisco, reconhecendo sua importância como líder espiritual e figura de conciliação. No Brasil, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, exaltou o legado de Francisco como o defensor dos pobres. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a perda de uma voz contra a injustiça.

Em Pernambuco, o Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, definiu o Papa Francisco como o Papa da Esperança, da misericórdia e da compaixão, destacando o seu bom humor, “ ele é o Papa do riso aberto e do bom humor”. Já Gilberto Barbosa, fundador da Obra de Maria, lamenta a morte de Francisco e ressalta o seu perfil simples, “sua simplicidade, olhar de pastor e cuidado com os mais marginalizados ficam como exemplo. A Obra de Maria se une à Igreja, pedindo a Deus consolo e que o sopro do Espírito Santo continue conduzindo o povo de Deus”.

Em homenagem ao Papa Francisco, várias Missas estão sendo celebradas em todo o país. Nesta terça-feira (22), haverá uma missa aberta ao público, na Igreja da Madre de Deus, às 19h, no bairro do Recife, presidida pelos bispos auxiliares Dom Nereudo Freire e Dom Josivaldo Bezerra.

O Governo de Pernambuco decretou luto oficial de sete dias nesta segunda-feira (21), pelo falecimento do Papa Francisco. A governadora Raquel Lira oficializou o luto em edição extra do Diário Oficial do Estado.

Precisa de ajuda?