Novo Ensino Médio começa a ser implementado nas escolas este ano

Sexta-feira, 04 de fevereiro de 2022, às 15h| Por Polyanna Vieira

O novo ensino médio já está valendo nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Um cronograma do MEC estabelece que a implementação será de forma progressiva, começando com o 1º ano. Em 2023, as mudanças vão abranger os alunos dos 1º e 2º anos e a fase final. Em 2024 todas as séries seguirão com o novo modelo de ensino.

VEJA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS

Carga horária

Era dividida com no mínimo de 800 horas de aula distribuídas em 200 dias letivos. Assim, o aluno passava, no mínimo, 4 horas diárias no ambiente escolar. A nova lei estabelece que a carga vai ser ampliada de forma progressiva até 1.400 horas, o que equivale a 7 horas diárias. Já em 2022, o estudante deve estar na escola todos os dias letivos por 5 horas no mínimo, totalizando mil horas anuais.

Disciplinas

As disciplinas não vão ser mais individuais. Os conteúdos devem ser divididos em áreas de conhecimento, como é feito no Exame Nacional do Ensino Médio. São elas: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas.

Essas categorias vão abranger o Português, Matemática, Geografia, Biologia, Química, História, Sociologia, Filosofia, Arte, Educação Física e Inglês. Nenhuma das disciplinas vão ser excluídas do currículo. Porém, somente a Língua Portuguesa e Matemática serão obrigatórias nos três anos do Ensino Médio.

Itinerários Formativos

É a grande novidade do ensino médio. Eles podem ser disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras e o próprio estudante pode escolher a área de conhecimento que deseja aprofundar. Os itinerários formativos podem se aprofundar nos aprendizados de uma área do conhecimento e da formação técnica e profissional.

As escolas da rede particular e pública vão ter autonomia para definir quais e quantos itinerários vão ser ofertados aos alunos. Não existe garantia de vaga aos estudantes para o curso escolhido, dependendo da demanda e da oferta.  Exemplos de alguns itinerários formativos são o ensino de astronomia, processos políticos, artes cênicas ou robótica.

Para mais informações sobre a implementação em cada um dos estados, acesso o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed)

Fonte: Brasil 61 

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