Papa Francisco: Veja como será o funeral e o sepultamento

Nesta quinta-feira (25), é o último dia do velório do Papa Francisco, após três dias de exposição, o funeral oficial acontecerá na manhã deste sábado (26), na Praça de São Pedro, no Vaticano. Ainda nesta sexta-feira, haverá o fechamento do caixão na Basílica de São Pedro. A cerimônia acontecerá às 20h no horário local, e às 15h no horário de Brasília e será presidida pelo cardeal Kevin Farrell, atual camerlengo da Igreja Católica.

Antes do fechamento do caixão, um véu branco será colocado sobre o rosto do Pontífice e água benta aspergida no corpo do Papa Francisco, em seguida, o cardeal Kevin Farrell colocará dentro do caixão medalhas que foram cunhadas durante o pontificado de Francisco, além de um pergaminho com seus feitos. O caixão será fechado com duas tampas que terão uma cruz, o nome e o brasão do papa. No encerramento da cerimônia de fechamento do caixão, será lido o Salmo 26 (27), mais conhecido pelo verso “O Senhor é minha luz e salvação. A quem temerei?”.

A missa do funeral do Papa Francisco acontecerá na manhã de sábado, às 10h horário local, às 5h no horário de Brasília, e será presidida pelo cardeal Giovani Battista Re na Praça de São Pedro. O caixão será colocado no altar externo da basílica e a liturgia incluirá textos dos Atos dos Apóstolos aos Filipenses e o Salmo 22 (23): “O Senhor é meu Pastor e nada me faltará”. Será lido um trecho do Evangelho Segundo João, já na homilia o cardeal deve falar sobre a vida e os feitos de Francisco. Durante todo o funeral, os religiosos irão rezar pela alma e descanso do papa. Por fim, finalizando com o rito Ultima Commendatio et Valedictio, que precede o sepultamento.

Ainda no sábado, por volta das 12h (7h em Brasília), o caixão deixará o Vaticano e será levado até a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Durante o trajeto, na procissão, serão lidos salmos e entoados cânticos. Ao chegar a basílica, etapa que não está aberta ao público novas orações pela alma do papa serão feitas. Sobre o caixão, serão colocados os selos do cardeal camerlengo, do Escritório das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, do Capítulo Liberiano e da Prefeitura da Casa Pontifícia e durante o sepultamento, o caixão será aspergido com água benta. Por fim, o rosário será rezado ainda no sábado (26), às 21h no horário local (16h em Brasília), em frente a Basílica de Santa Maria Maggiore.

Já no domingo (27), a partir das 10h30 (16h, em Brasília), será celebrada a segunda missa dos novemdiales, e em memória ao Papa Francisco, as celebrações terão continuidade por nove dias. O túmulo do Santo Padre será aberto para visitação pública já no domingo (27).

Precisa de ajuda?