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Os passageiros do transporte público do Grande Recife receberam um “presente” antecipado de Ano Novo: um aumento na tarifa de ônibus aprovado pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano. Porque nada diz “feliz 2025” como pagar mais caro por um serviço que continua deixando a desejar.
A decisão veio após longas discussões, onde, aparentemente, ninguém representou os usuários que enfrentam ônibus lotados, atrasos diários e veículos em condições, no mínimo, questionáveis. O reajuste foi justificado com os tradicionais argumentos de aumento nos custos operacionais, como combustível, manutenção e salários — fatores que, curiosamente, nunca refletem em melhorias visíveis para os passageiros.
Valores das Tarifas de Ônibus para 2024 e 2025 no Grande Recife
Anel A: R$ 4,1080 → R$ 4,2842 (Reajuste: 4,29%)
Anel G: R$ 2,6962 → R$ 2,9019 (Reajuste: 7,63%)
342 – Curados (Opcional): R$ 7,7050 → R$ 8,2929 (Reajuste: 7,63%)
041 – Setúbal (Opcional): R$ 5,1369 → R$ 5,2882 (Reajuste: 7,63%)
064 – Piedade (Opcional): R$ 7,7050 → R$ 8,2929 (Reajuste: 7,63%)
072 – Candeias (Opcional): R$ 7,7050 → R$ 8,2929 (Reajuste: 7,63%)
160 – Gaibu / Barra de Jangada – Via Paiva (Opcional): R$ 7,7050 → R$ 8,2929 (Reajuste: 7,63%)
191 – Recife/Porto de Galinhas (S/AR): R$ 13,7176 → R$ 14,7643 (Reajuste: 7,63%)
195 – Recife/Porto de Galinhas (Opcional): R$ 20,0326 → R$ 21,5611 (Reajuste: 7,63%)
214 – UR-02/Ibura (Opcional): R$ 7,7050 → R$ 8,2929 (Reajuste: 7,63%)
224 – UR-11 / Jordão (Opcional): R$ 7,7050 → R$ 8,2929 (Reajuste: 7,63%)
229 – Marcos Freire (Opcional): R$ 7,7050 → R$ 8,2929 (Reajuste: 7,63%)
Enquanto o valor da passagem sobe, os problemas permanecem firmes e fortes: paradas lotadas, veículos sem ar-condicionado (mesmo onde deveria haver), atrasos monumentais e um sistema que, ano após ano, parece desafiar as leis da física ao acomodar mais passageiros do que o espaço permite.
Segundo o Conselho, o aumento é necessário para equilibrar as contas do sistema de transporte. Mas fica a pergunta: equilibrar para quem? Certamente não para o trabalhador que depende do ônibus diariamente e que agora terá que desembolsar mais dinheiro para continuar enfrentando os mesmos problemas.
Ao que tudo indica, o sistema de transporte do Grande Recife continuará sendo uma experiência de resistência física e emocional para quem precisa dele. E, claro, mais um capítulo no livro interminável das tarifas que sobem, mas dos serviços que não acompanham.