![](https://radioolinda.com.br/wp-content/uploads/2024/12/NsraConceicao.jpg)
No próximo domingo, 8 de dezembro, o calendário litúrgico celebra o Segundo Domingo do Advento, mas este ano a data coincide com a Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria. Embora as normas gerais da Igreja deem precedência aos domingos do Advento sobre outras solenidades, no Brasil, a Solenidade da Imaculada Conceição será mantida no dia 8, devido à importância da celebração no país.
Segundo o frei Luís Felipe Marques, assessor da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, essa decisão foi tomada na 13ª Assembleia Geral da Conferência dos Bispos do Brasil em 1973 e aprovada pela Santa Sé no mesmo ano. Essa escolha reflete a popularidade da festa mariana no Brasil, onde a data é conhecida pela maioria dos fiéis e, em muitos locais, é até feriado civil.
O padre Geraldo Dias Buziani, doutor em Liturgia, reforça que os domingos do Advento, devido à sua relevância na preparação para o Natal, normalmente precedem solenidades. Entretanto, no caso da Imaculada Conceição, a data é mantida no Brasil por seu vínculo com a expectativa cristológica do Advento.
Uma Celebração Profundamente Mariana e Cristológica
O mistério da Imaculada Conceição, que celebra Maria concebida sem pecado original em razão dos méritos de Jesus Cristo, está profundamente conectado ao Natal do Senhor. Como destaca o prefácio litúrgico do Advento, Maria é vista como o início de uma nova vida, livre do pecado e da morte, refletindo a obra redentora de Cristo.
Frei Luís Felipe explica que neste dia os fiéis cumprem um único preceito litúrgico, participando da celebração do domingo e da festa mariana de forma integrada. Além disso, as I Vésperas da solenidade, no sábado à noite, já introduzem os fiéis na celebração da Imaculada Conceição.
Preparação Espiritual
Para bem viver esse momento, o tempo do Advento é apresentado como uma oportunidade de profunda meditação cristológica e mariana. Frei Luís Felipe lembra que a devoção a Maria nunca se opõe ao amor por Cristo. Pelo contrário, contemplar a Imaculada Conceição é um convite a imitar sua preparação para a chegada de Jesus, através da oração e do silêncio.
Essa combinação de celebrações no calendário litúrgico é um convite à comunidade cristã para renovar sua fé, aguardar o Natal e honrar a Virgem Maria como modelo de preparação e entrega ao plano de Deus.